Criando arquivos .rar no Linux

novembro 21, 2007

Resolvi escrever esse post após um amigo vir me procurar sobre como fazia para criar um arquivo compactado com o WinRar, usando o linux, o que me forçou a aprender a usá-lo (eu também não sabia fazer isso).

Para instalar o Rar for linux, baixe-o AQUI.
A instalação do programa para mim foi um pouco diferente pois testei o programa em uma máquina rodando FreeBSD, e durante a instalação do software, houve um erro em que o winrar pede a GLIBC, que não encontrava no meu pc. Então resolvi pular essa parte e apelar para o ports, que instalou tudo com o comando “make install clean” num piscar de olhos.

Após uma lida rápida na man page, logo encontrei o comando, que não deve ser difícil para ninguém ler, mas para facilitar a vida de muitos, aqui vai.
Para criar um arquivo dividido em blocos do mesmo tamanho, digite o comando:
#rar a -s -v[n][k|b|m|g….] nome.rar arquivo_a_ser_compactado

Vamos lá:
[n]: Esse n (sem os colchetes) é o valor numérico que você quer que os blocos do arquivo tenha. Por exemplo 10megas, 50bytes, 20 gigas…
[k|b|m|g….]: Representa o tipo da unidade que você quer que o número represente. Em kilobytes, megabytes, gigabytes, e por ai vai, uma consulta rápida na man page os indicará quais os valores possíveis.
nome.rar: É o nome a ser gerado na saída do programa. Ou seja, se seu arquivo tiver 3 blocos, o programa criará os arquivos “nome.part1.rar, nome.part2.rar, nome.part3.rar”.

Fácil não?
Para extrair os arquivos de um outro arquivo rar (ou do mesmo que você criou, dividido em partes) use o comando:
#rar e nome_arquivo.rar
Se quiser extrair algum arquivo com zilhões de partes, indique no “nome_arquivo.rar” a primeira parte do arquivo, e ele se encarregará de extrair o resto!

Uma boa dica para que precisa mexer com arquivos .rar no linux! Espero ter ajudado alguém 🙂

5 Responses to “Criando arquivos .rar no Linux”

  1. rgdl Says:

    Fraco, nem falou como adicionar arquivos de recuperação e bloquear os arquivos. Para fazer o que vc fez pasta ler o help do rar.

    inté+


  2. Olá,

    Sou iniciante no linux e assim me surgiu o problema de fazer up load de um filme para colocar no meu blog eu me senti em apuros ..
    Começei a fuçar os comandos do rar e por fim resolvi procurar na internet algo sobre o assunto. O seu link foi o primeiro que eu encontrei (fiz uma excelente busca não ? rs).

    A dica está ótima e vc está de parabens. Uma preciosa informação.

    obrigado

  3. Michael Says:

    Quem tem distros baseadas em Debian (Debian, Ubuntu, Xubuntu) pode instalar através do apt-get:

    # apt-get install rar

    Abraços

  4. Flash-xD Says:

    Nossa, fazia mto tempo que procurava como comprimir e dividir um arquivo em linux.

    Mto Obrigado rafaeldw!

  5. Ricardo Says:

    Achei essa sua explicação muito bem didáctica e aplicada para iniciantes, assim como eu, meus parabéns.


Deixe um comentário

