VMware e virtualizações

novembro 30, 2007

Desde que a moda da virtualização tomou conta dos computadores, eu achava que era um bixo de 7 cabeças, e até então só tinha lido sobre o assunto.
Resolvi então tentar e ver como era, e realmente, estava enganado sobre o bixo! Não é nenhum monstro, mas claro que depende do seu propósito e uso.
Tentei pela primeira vez numa máquina rodando Ubuntu 7.10, pelo VMware Server 2.0, mas fiquei perdido a após a instalação, e após ler um pouco, vi que precisava do VMware Workstation.Fiz o download então e instalei com todas as opções padrões, e fui então tentar rodar o Windows XP nele.. mas sem sucesso!
Um tempo depois ouvi meu chefe falar algo sobre o Virtual Box para o Windows, e resolvi tentar também. Como o Windows gira em torno dos “dois clicks”, instalar foi de extrema facilidade. Mas após tentar rodar algumas máquinas virtuais, também não tive sucesso.
Apelei então para o VMware versão Windows, e agora cá estou instalando o Ubuntu 7.10 dentro dele! Meu problema estava na hora de particionar o disco virtual dentro do programa, que sempre dava erro dizendo que não encontrava o disco.. mesmo eu tendo-o criado! A única diferença agora foi que criei o arquivo por completo (sem aquela divisão de 2gb para cada um) e aumentei a memória a ser usada, e funcionou tudo!
O próximo passo agora é fazer o inverso: instalar o Windows XP usando o VMware no Ubuntu, já que até agora não deu certo…
Se algum leitor (eu tenho?) tiver alguma dica para esse passo por favor me diga! hehe

(Site do vmware: www.vmware.com)

Deixe um comentário

