Google divulga algumas estatísticas de sua pesquisa sobre segurança na Web

fevereiro 15, 2008

Segundo o Google Online Security Blog, o blog sobre segurança da Google, faz pouco mais de um ano e meio que começaram uma pesquisa pela “rede mundial de computadores” (segundo a Globo) sobre sites maliciosos, que infectam os visitantes por um método que eles chamam de “drive-by download” – seria algo como você passar pelo site e fazer o download automaticamente do malware.

De acordo com os dados divulgados pelo Google, em um documento que pode ser baixado através do site deles, foram investigados bilhões de sites nesse período de tempo, e foi descoberto mais de 180 mil sites que faziam esse tipo de infecção no computador da pessoa. Foi pesquisado também não só esse tipo de site, mas também como os usuários estão expostos a esse perigo e como ele está sendo distribuído.

Talvez o fator que mais implica nessa questão de segurança, seja o mal hábito do usuário, aquela pessoa que não está acostumada a pensar antes de agir. É muito fácil identificar sites maliciosos (mas claro que tudo tem uma exceção), e mais fácil ainda se prevenir. Existem alguns complementos para o Firefox que ajudam a identificar esses site, colocando avisos nos links lhe dizendo se é seguro ou não.

Sites maliciosos como esses milhares encontrados pelo Google nada poderão fazer se o usuário estiver bem prevenido. Uma pessoa precavida sabe muito bem que a Polícia Federal não irá lhe mandar emails para avisar que você está sob inquérito policial (duh). E principalmente, ela NÃO IRÁ PEDIR PRA VOCÊ CLICAR EM NADA!

O jeito é cada monitorar suas ações e tomar muito cuidado com os cantos da internet, pois ao mesmo tempo que melhoram a segurança de um site hoje, amanha algum infeliz já conseguiu revertê-la. Nesse mundo da segurança digital, NADA é 100% seguro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: