Uma coisa que todos deveriam saber sobre gestão de projetos…

agosto 12, 2008

Faz pouco mais de um mês que mudei de cidade e emprego para trabalhar em uma empresa que presta serviços de T.I., em um projeto novo, o primeiro projeto global da empresa, uau!

E desde que entrei aqui, a palavra que eu mais ouço é essa: PROJETO!

“O Projeto tal…”, “faremos o outsourcing pro projeto tal..”, “o cara do projeto X…”, e depois de muitos projetos caiu a minha ficha: O mundo gira em tornos de projetos!
Sejam eles pessoais, empresariais, financeiros, o que quer que seja, sem planejamento, as chance de algo sair errado são bem maiores (não é Murphy?)

Até aí tudo bem, se não fosse o fato de que certas ferramentas parecem prevalecer quando o assunto é esse.
Garanto que muita gente inclui em seu curriculo que conhece os famosos MS Excel e MS Power Point. Mas, o quão bem você os conhece?
Ao reparar nas pessoas trabalhando aqui nas redondezas, percebo muitas delas entucadas em suas baias, pensativos, falando de orçamentos, processos, gestões, e em muitas (muitas³) vezes, com uma janela do Excel aberta… Sim, sempre envoltos de planilhas, gráficos, desenhos, percentuais.

É uma das coisas que eu percebi que deveria aprender se quizesse ser um bom gestor: aprender a mexer no Excel, Power Point e último mas não menos importante (talvez ainda o mais importante), MS Project (claro, viva as alternativas open source!).

Mas muita gente, descrente do poder dessas ferramentas, realmente não acredita que dê pra fazer tanto com tão pouco, mas quando eu comecei a pesquisar cursos de excel e vi que os “investimentos” (pois seria pejorativo dizer “preço”) nessa área começam por volta dos R$ 1 mil reais por alguns dias de aula! (!!!).

Resta agora tempo e disposição para estudar, aprender novas ferramentas e novas funcionalidades desses velhos conhecidos, que muita gente instala, mas espera nunca ter que usar…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: