Organize-se!

agosto 27, 2008

Quando se fala em “tomar alguma providência” a respeito de algo que está acontecendo, algumas pessoas sentem até calafrios no corpo. A inércia impede que muitas façam qualquer coisa, e fiquem paradas.. esperando que o pior passe, ou que o melhor chegue.
Quantas vezes você já se viu nessa situação? Quantas vezes teve vontade de tirar as rédeas da mão de alguém e clamar pela liderança.. gritar “agora é a minha vez!”

Pois é, no fundo todo mundo já vivenciou algum momento assim, mas foram poucas as que fizeram algo. E muitas vezes deixaram de fazer pois não havia tempo, não havia jeito, não havia como! Por que?

Talvez uma das melhores explicações seja: Planejamento!

E quantas vezes você já não pensou em “poxa, se tivesse pensado nisso antes…”. Exatamente, se tivesse pensado nisso antes você poderia estar mais preparado, estaria um passo a frente dos outros. Mas por que se desesperar agora e não começar a se planejar melhor a partir de agora?

Planeje... faça... verifique.... aja!

Planeje... faça... verifique.... aja!

O Ciclo PDCA é amplamente usado nos projetos de Tecnologia da Informação. Criado por Shewhart e difundido por Deming, ele serve como guia para muitos gestores conseguirem liderar seus times para alcaçar seus objetivos. Um bom artigo sobre o PDCA foi escrito no blog Broken Jeff falando sobre a “Parálise” (uma espécie de combinação entre “paralisia” e “análise”) que alguns gestores sofrem: ao invés de tomarem ações, ficam presos em ciclos de análises e análises e nunca conseguem resolver nada!

E isso acontece no nosso cotidiano. Estamos acostumados a tanta cosia que não damos conta que não tomamos atitudes na hora certa, deixando tudo simplesmente “acontecer”.

Temos que liderar nossas vidas, assim como gestores e chefes devem liderar seus projetos e times corretamente, e a melhor forma de fazer isso é se organizando, sempre se preparando para o que vai vir: estudar o passado, analisando o presente e sempre de olho no futuro.

Mas nunca se esquecer em tomar decisões. “Muitas vezes, uma má decisão é melhor do que nenhuma decisão” (Carlos Alberto Julio).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: