Ferramentas colaborativas da Web 2.0: Uma realidade da qual não podemos fugir

setembro 8, 2008

Hoje em dia é muito comum em qualquer canto da Web ler-mos alguém falar de “web 2.0”. Creio que o termo “2.0” seja de fácil compreensão (principalmente para quem lida com tecnologia) pois transmite a idéia de mudança, atualização. A partir dessa premissa fica fácil entender o que é web 2.0: é a nova web; a internet com uma cara nova, diferente, atualizada.

De um tempo pra cá a internet mudou… e muito! Simplesmente não da pra fugir dessa realidade. O tempo todo somos bombardeados com novas informações, novas tecnologias, novas ferramentas e tudo isso vem para facilitar a vida do usuário que cada vez mais quer facilidade, intuitividade, simplicidade. Um site feio, malfeito, com um design desleixado e links que não funcionam não atraem novos usuários, e sim os espanta, causando até perdas financeiras dependendo do tipo de site.

Com uma realidade assim, líderes e gestores de todas as áreas, principalmente quem trabalha com contratação de novos funcionários, ficam atentos aos novos usuários: a famosa Geração Y. Como disse o ReadWriteWeb, a pessoa irá pensar duas vezes antes de contratar um profissional não antenado as novidades tecnológicas do que um profissional que sabe o que é um RSS por exemplo.

Indo mais a fundo e ainda utilizando o artigo acima do RWW, a web 2.0 traz consigo ferramentas que facilitam a nossa vida, ferramentas que também nos tornam cada vez mais online e quanto maior nosso downtime, mais ficamos fora do mercado de trabalho e das mudanças tecnológicas, sem contar o fato de que ficamos cada vez mais dependentes disso tudo.

Havia escrito anteriormente um artigo sobre ferramentas colaborativas da web 2.0 para emails que tinha a finalidade de mostrar como podemos ser produtivos utilizando o email, que sempre toma uma boa parte do nosso dia. Neste artigo da RWW, eles mostram a enchurrada de ferramentas 2.0 que existem para salvar nossas vidas, para mostrar o poder dessa nova realidade online.

Empresas 2.0, office 2.0, email 2.0…. essa nova face da web veio para definitivamente tornar nossa vida mais fácil. O que podemos fazer? Nos adaptar, pois todos sabemos que quem não se adapta está fadado a ficar de fora da evolução. Temos que conseguir agregar valor a toda essa tecnologia que está a nosso favor e a cada dia cresce mais.

Anúncios

One Response to “Ferramentas colaborativas da Web 2.0: Uma realidade da qual não podemos fugir”

  1. Phil Says:

    Rafael,

    Acho certa sua visão das coisas.

    Acho que o termo “web 2.0” virou meio moda na boca das pessoas, mas efetivamente o principal significado do termo é mudança: a web vira uma ferramenta ativa, e não mais apenas uma fonte de informação. As páginas web perdem sua estaticidade e apresentam mais a forma de programas online, graças à tecnologia AJAX entre outras.

    Acho que afinal a grande mudança da web 2.0 é de fazer do computador nada mais do que um simples terminal, e o aumento da banda das conexões Internet agora possibilita isso.

    No entanto, o que não pode se esquecer é que o objetivo principal dessa mudança é a simplificação. E como bem se sabe, para as coisas parecerem simples, tem que complicar mais o outro lado (o lado técnico). E como você disse, a sociedade precisará ainda mais de especialistas em tecnologia de ponta… que já fazem falta no mercado… Qual a solução? Não sei… Simplificar a vida dos desenvolvedores também? 😉

    Abraços,
    Phil.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: