CLARO que não queremos te ajudar…

setembro 28, 2008

Já falei em posts antigos sobre a importância que a empresa deve dar ao cliente, e também aos seus funcionários. Imaginem só se não existisse essa sinergia entre Empresa – cliente – funcionários; seria um caos!

Ops… eu acho que já é!

Óbvio que sempre existem exceções, caso contrário, não existiriam empresas hoje em dia! E o que tenho mais visto ultimamente, são empresas investindo pesado em capacitação profissional de seus empregados, pois esse é um caminho que oferece inúmeras vantagens tanto para o lado de quem contrata quanto para o contratado. Alinhar todos na mesma direção, em busca de resultados iguais e sólidos, tangíveis.

Mas ainda existem pessoas que não pensam assim. Como eu acho que é o caso das operadores de celular de nosso país. Ok, vou tirar do plural e colocar no singular, pois a minha experiência ruim foi com a Claro, mas aposto que muita gente me apoiaria em dizer que as outras existentes no mercado nacional não ficam tão longe.

No dia 16 de agosto de 2008, adiquiri o Plano Estilo 40 e o plano de dados de 10MB na loja própria da Claro no shopping Center Norte, em São Paulo…. ao menos era o que pensava!

Após quase uma hora esperando pra ser atendido, e quase duas horas vendo planos, benefícios, preços, eu e minha namorada havíamos escolhido o que queríamos; e o que eu escolhi foram esses dois. Exceto pelo detalhe: eu não re-li o contrato que me entregaram no fim da compra. Mesmo a atendente tendo me confirmado que havia incluído o plano de 40 minutos e o de 10MB.

Saí de lá confiante; passei o mês de setembro utilizando a conexão GPRS do meu motorola, feliz que podia twittar de qualquer lugar, ou ver notícias a qualquer instante. Foi quando veio a bomba… Essa semana chegou a minha conta de telefone… até aí tudo normal, exceto pela parte de “Acesso a Internet”: quase 30 reais por míseros 3.5MB de utilização! E sabe quanto custa o megabyte utilizado sem um plano de dados? 9 reais!

Foi quando liguei na Central de Atendimento da Claro para reclamar do serviço que não foi incluso no meu contrato, que para minha surpresa quando fui pegá-lo, não estava la o serviço de 10MB. Para minha sorte, a atendente da primeira ligação foi atenciosa, e anotou minha reclamação, que me acalmou um pouco. Porém, no dia seguinte me ligaram da Claro novamente a respeito dessa reclamação para tentar esclarecer tudo.

Não vou entrar em detalhes de tudo, somente o relevante: a atendente não queria me dar o respaldo que precisava para aprovar a minha reclamação por que não basta somente eu dizer “foi erro deles” e eles acreditariam…. OK, isso você tem razão eu disse, foi quando eu pedi uma forma de entrar em contato com a loja onde comprei o telefone.. e ela me disse que nenhuma loja própria da Claro possui forma de contato, afinal imagine se todo mundo resolve ligar na loja ela me disse. Oh….

Após um bom bate boca (todo atendente de Central de Serviços perde a paciência com o cliente?), e insistir muito pra ela abrir uma reclamação em meu nome sobre essa política da Claro de não fornecer uma forma de contato nas lojas, disse “Obrigado por não me ajudar, irei na loja amanhã falar com eles”.

No dia seguinte, fui a loja, esperei cerca de 40 minutos para ser atendido. Expliquei o problema para o atendente que me disse que a pessoa que me atendeu naquele dia chegaria só as 14horas (faltava ainda uns 20 minutos), enquanto isso ele anotava as minhas reclamações, dando aquelas respostas de atendentes que nunca olham na cara e só concordam com o que você fala… e pior, respostas do tipo “eu acho que vão entrar em contato com você”….. Como assim “eu acho“?? Se o cara que me atende não sabe dar essas informações, quem saberá?

Mesmo após a outra atendente chegar (e o cara ter tido uma conversa com ela particular antes de vir conversar comigo), ele (o primeiro atendente) insistia na história de que já estava finalizado, e foi encaminhado para a claro e agora o setor financeiro ou sei la quem iria resolver e entrar em contato comigo.

Resultado: extorno do valor concedido. Minha conta foi reajustada e o plano inserido na minha conta.

Mas precisava de tudo isso?

Que tipo de política é essa que limita o cliente entrar em contato com a empresa que fornece o serviço? Que tira o direito do cliente de reclamar? Eu moro eu Barueri… pra chegar no Center Norte eu tenho que atravessar parte da Castelo Branco e a marginal Tietê inteira! Só quem mora em SP sabe como é isso. Fora os possíveis pepinos: se eu chegasse na loja e fosse folga da mulher? Ou ela não trabalhasse mais lá? Tudo isso poderia ser evitado se eu pudesse simplesmente ligar ou mandar um email diretamente pra loja.

No mesmo dia passei em uma loja própria da Vivo no shopping, e perguntei sobre isso: me disseram a mesma coisa! Somente pela central de atendimento, nunca pela loja!

….

Fica aqui a minha indignação com esse tipo de serviço prestado pelas operadoras de nosso Brasil-il-il. Infelizmente temos que viver com isso. Temos que conviver também com o abuso de “impostos” impostos pelas operadoras….. afinal, temos o iPhone mais caro da América Latina!

5 Responses to “CLARO que não queremos te ajudar…”

  1. Phil Says:

    Rafael,

    Infelizmente, não quero ser pessimista, mas acho que você está apenas no início de seu novo relacionamento com a Claro.

    Saímos da Claro há quase 3 anos… Sem querer mais NUNCA ouvir falar deles, mesmo que eles dêem o celular, a assinatura e a atendente o suporte de graça…

    Você já conheceu o atendimento telefônico. O truque é SEMPRE pedir um número de protocolo e avisar que você vai abrir um chamado na ANATEL. Sempre acelera – levemente, porque acelerar mesmo não é fisicamente possível na Claro – as coisas…

    Resta você descobrir que a qualidade de linha é podre, que o sinal não passa em MUITOS lugares, e que finalmente você paga mais que qualquer operadora para um serviço pior.

    Como disse, aqui é CLARO NUNCA MAIS. Mesmo que quisesse me nomear presidente da empresa, o que seria uma operação suicida para mim – para eles o suicidio não é mais uma opção, é uma necessidade…

    Enfim, fazer o que? Boa sorte… 😉

    Abraços,
    Phil.

    PS: Não tenha medo, não: com bastante combatividade você se sairá sem demais danos psicológicos dessa… 😀

  2. Faby Says:

    Bom Rafa…realmente é um absurdo termos que ficar subsidiados a esses tipos de operadoras e ainda pagar por elas.

    Nossa país está muito longe de ter uma operadora que atenda a nossas necessidades com um preço bom e um tendimento descente.

    😛

  3. Demostenes Says:

    Isso é falta de concorrencia e é um mal generalizado nas companhias telefonicas. para adquirimos um plano temos todo tipo de facilidades, pode ser por internet, telefone, na loja, por email e etc. agora na hora de cancelar essas facilidades desaparecem e a partir dai voce vai conhecer o significado da palavra inferno. essas empresas sabem e lucram com isso, por isso persistem com esse atendimento.

  4. rafaeldw Says:

    nem me fale! uma das respostas é realmente a falta de concorrência… por isso que adoro quando uma empresa nova abre, pois ai há mais competitividade, e as outras são obrigadas a mudar e se adaptar!

    queria saber se a Oi também funciona assim…. limitando o cliente…

  5. RAFAEL Says:

    A CLARO E RELMENRTE UMA BOSTA…. NAO TO AGUENTANDO MAIS ELA, AINDA MAIS AGORA QUE ASSINEI UM CONTRATO COM ELA E VOU TER Q SER CLIENTE POR MAIS UM ANO……..

    RAFAEL_SKY@HOTMAIL.COM


Deixe um comentário

