E o Twitter… serve pra que mesmo?

outubro 25, 2008

Eu sempre busco fazer uma introdução mais organizada, bonita, de fato, uma introdução. Mas dessa vez serei mais direto no assunto que propus no título: e o twitter? pra que que serve?

De fato, quando o serviço foi lançado, fui muito cético e não aderi. Simplesmente não via o objetivo dele. Passado um bom tempo após seu lançamento, resolvi aderir graças ao fore.

Desde então admito que vi sim muita utilidade nesta ferramenta de micro-blogging, justamente por causa desse termo: micro-blogging.

Mas passado o hype todo que talvez eu mesmo tenha criado ao redor do twitter, passei a me perguntar sobre o real uso dele. Tentando ser o mais seletivo possível na hora de seguir alguém, e não sair clicando em qualquer um, tentei seguir pessoas que realmente agregassem algo ao meu dia a dia – afinal de contas, é um micro-blogging, quero pessoas que tenham algo a contar e que eu realmente me interesse.

Ainda sim, vejo pessoas que utilizam o twitter como bem entendem. É um direito delas, mas, no meio dessa confusão toda de twitts, será que tem algum objetivo real uma pessoa “twittar” da cozinha, do onibus, do quarto, sobre justamente aquilo que você esperava não ler? Talvez tenha sido um pouco confuso, mas quero ser o mais abrangente possível, e não dar exemplos específicos.

O que quero dizer, é que ao pensar em uma ferramenta de micro-blogging, eu espero ver micro-blogs reais. Informações úteis que agreguem valor ao meu dia a dia como seguidor de uma pessoa.

Gostei muito do BrainCastTV que assisti agora pouco com o @cmerigo, @marcelotas e o @crisdias, que fala justamente disso tudo que comentei, onde o Marcelo Tas mostra a utilidade do twitter na vida online dele, onde existem pessoas que tem opiniões válidas, úteis, informações que tragam algo de bom ao serem lidas.

Confesso que eu mesmo ja enviei muitos twitts que não devem ter servido para nada, mas entre ter 255 updates e alguns deles serem completamente inúteis ou ter 5000 updates e uma proporção de inutilidade maior.. prefiro continuar na minha proporção.


One Response to “E o Twitter… serve pra que mesmo?”

  1. Phil Says:

    Olá Rafael,

    Também demorei para entrar na onda do Twitter. É como o Orkut, estava olhando, e não achando nenhum propósito útil para eles…

    O Orkut, voltei ultimamente, não porque acho útil ou válido, mas porque é uma presença na Internet, e vejo isso como algo profissional. Os recados, não uso geralmente…

    Voltando pro Twitter, descobri um uso legal dele ultimamente, era no twitter de um desenvolvedor. Ele usava o Twitter para dar notícias das versões e correções de programas. Achei legal. Criei o meu… para informar sobre minhas atividades profissionais e projetos… http://twitter.com/hilgerph

    Abraços,
    Phil.


Deixe um comentário

