O importante é passar pela porta da frente…

novembro 1, 2008

Empregos na área de TI hoje em dia não faltam. Quem disser isso está mentindo, pois está cheio de vagas sobrando, o que faltam são profissionais capacitados e especializados.

Existem diversos sites pela net especializados em manter currículos online e anunciar vagas de trabalho na nossa área, como por exemplo o APInfo, InfoJobs, e também o internacional (e recente em terras tupiniquins) Monster.

É uma enchurrada de vagas. Mas quanto mais as vejo, mais penso: preciso me especializar!

Focar em um tema, decidir o que eu quero realmente fazer! Não basta saber de tudo um pouco, o que empresas procuram (e o que realmente da dinheiro) é especialização. E uma forma de mostrar para as empresas que você sabe da coisa é certificando-se!

Além de todo esse discurso que sempre da muito pano pra manga, existe também um conceito que vem se mostrando cada vez mais forte dentro das empresas de carreira. O conceito de que você entra dentro de uma empresa em uma posição e morrerá nela do mesmo jeito que começou está acabando, pois não é mais isso que elas querem: cada vez mais empresas procurar profissionais dinâmicos, capazes de superar limites e sempre crescer, seja dentro da empresa ou em outra.

Mas afinal, o que um tema tem a ver com o outro, sites de trabalho e empresas de carreira? É simples: você precisa conseguir entrar na empresa primeiro! E uma das formas de se conseguir isso é “se anunciar”, divulgar seu trabalho, mostrar que você tem capacidade e potencial. E uma vez dentro da empresa, o céu é o limite. Você escreve o seu rumo; claro que dentro dos limites da empresa.

Passar pela porta da frente talvez seja o mais difícil hoje em dia, já que esse conceito de carreira está dominando cada vez mais o mercado. Empresas buscam cada vez mais os profissionais que precisam dentro da própria empresa! Afinal, qual o sentido de preparar todo seus profissionais e não aproveitá-los?

Ao invés de sair a caça procurando jovens talentos, é mais fácil fazer uma seleção interna que muitas vezes pode mostrar profissionais que não estão bem em um setor, mas que seriam ótimos profissionais em uma nova área, e isso faz com que a empresa poupe dinheiro, tempo e muitos outros encargos.

Com essa nova realidade, fica a cargo do profissional se preparar cada vez mais para seu futuro, pois só depende dele o que ele quer fazer da vida. Uma vez dentro da empresa, ele pode conseguir (quase) tudo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: